Indulgência Plenária de Finados

O que é indulgência?

Indulgência “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensado da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”.

A indulgência plenária pelos fiéis defuntos

A indulgência plenária de finados é aplicada sempre aos fiéis defuntos no dia de finados, 2 de novembro. Mas, devido ao Covid-19, as indulgências plenárias para os fiéis falecidos foram prorrogadas por todo o mês de novembro.

Como lucrar as indulgências?

  • Confissão sacramental;
  • Participar da missa e comungar;
  • Rezar em intenção do Sumo Pontífice (Pai-Nosso e a Ave-Maria nas intenções do Santo Padre – ou outra oração por ele; Oração do Credo; Oração, ao menos mental, pelos fiéis defuntos)

Buscar as indulgências, nesta comemoração dos Fiéis Defuntos é uma obra de misericórdia espiritual

Todos são chamados a irem ao cemitério, bem como, uma igreja ou oratório afim de rezar pelos fiéis defuntos. Aqueles que não podem ir, recebem a indulgência cumprindo as observações em casa, hospitais ou em casa de repouso.

As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do Soberano Pontífice se façam no mesmo dia em que se faz a obra.

Com uma só confissão sacramental, podem adquirir-se várias indulgências plenárias, mas para cada indulgência plenária é necessária uma comunhão e as orações nas intenções do Sumo Pontífice façam no mesmo dia em que se faz a obra. Lucra-se uma indulgência plenária por dia.